Canções de do de meu caminho
Canções de meu caminho é uma obra composta por três edições, duas publicadas e um projeto de livro inédito esboçado em um caderno. As três edições reúnem aspectos fundamentais para compreendermos a produção criativa do escritor, seu labor escriturário, sua versatilidade estilística e apresentam uma multiplicidade de fios interconectados com outros documentos do acervo.
A produção dessa obra insere-se na segunda fase de Eulálio Motta. Período em que o autor não escrevia mais sonetos; seu foco estava direcionado para a produção de versos livres, quadras e cordéis. No entanto, para compor o projeto de livro supracitado, o autor recuperou alguns sonetos e poemas escritos na década de 1920, acrescentou novos poemas e quadras. Adotou uma temática de caráter autobiográfico ao versar a desilusão, a perda da mulher amada, a nostalgia, sob um intenso lirismo intimista.
A primeira edição de Canções de meu caminho é um livro de versos, composto por 42 poemas e editado pela tipografia do jornal O Serrinhense. Eulálio Motta escreveu essa obra especialmente para os “pidões”, como ele próprio diz no prefácio: “[…] Muitas pessoas me têm pedido cópias, ora de uma, ora de outra produção que por acaso viram ou ouviram de algum amigo. Fazendo êste caderno, meu intúito foi êste: ─ satisfazer aos pidões” (MOTTA, 1948). Esses “pidões” fazem alusão ao público leitor de Eulálio Motta. Afirmação essa que atesta para a relação significativa que o escritor mantinha com os seus leitores.
A segunda edição revista não consta impressa a data de publicação, mas de acordo com a anotação na própria obra e segundo Barreiros (2012), supõe-se que tenha sido em 1983. O livro foi dedicado à memória de Braulio Alves Filho (Braulito), visto por Eulálio Motta como “o mais dedicado amigo de sua poesia”. A segunda edição é composta por 52 poemas e possui o índice dividido por capítulos. O primeiro capítulo recebe o título ELA, que também é título de um conjunto de trovas composto pelo escritor, o segundo capítulo: ELAS, o terceiro capítulo: Outras poesias e o quarto capítulo: LUZES DO CREPÚSCULO. Esse último também é título de um projeto de livro inédito assim como a terceira edição de Canções de meu caminho, e encontra-se preservado em um caderno que segue a estrutura de livro. Luzes do Crepúsculo reúne poesias escritas entre os anos de 1956 e 1968 e diversos poemas em comum com a obra Canções de meu caminho. A segunda edição de Canções de meu caminho esgotou-se em menos de 90 dias.
Ao esgotar a segunda edição, o escritor sinalizou para a publicação da terceira edição, retificada e ampliada. Em 4 de agosto de 1986, Eulálio Motta começou a passar a limpo a terceira edição. Essa edição de é um projeto de livro de poemas que dá continuidade às edições anteriores. O caderno segue a estrutura de livro, composto por capa, folha de rosto, índice e diversos textos passados a limpo. Apresenta 37 poemas, 61 folhas, alguns textos com emendas e rasuras, 7 poemas foram reescritos no próprio caderno e sinalizados pelo escritor, revelando seu processo criativo.
Copyright © 2024 Taylane Vieira dos Santos, todos os direitos reservados. O conteúdo desse website está protegido pela lei dos direitos autorais. A utilização dos recursos e materiais da plataforma As canções de Eulálio Motta, bem como dos materiais impressos e digitais, é permitida apenas em contextos educacionais e mediante a devida referência bibliográfica. Não é permitida a reprodução ou republicação de nenhum dos documentos em qualquer meio fora dos parâmetros aqui estabelecidos. A permissão para utilização dos documentos (iconográficos, filmográficos, impressos, datiloscritos e manuscritos) foi concedida pelos proprietários dos originais para esta publicação apenas. Essa plataforma faz parte da tese de doutorado, intitulada Hiperedição do livro Canções de meu caminho, inserida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desenvolvida pela pequisadora Taylane Vieira dos Santos, sob a orientação do Prof. Dr. Patrício Nunes Barreiros.
Esta Plataforma foi desenvolvida por Taylane Vieira dos Santos como parte integrante do projeto de doutorado, intitulado Hiperedição do livro Canções de meu caminho de Eulálio Motta, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Trata-se de uma publicação com finalidades estritamente acadêmicos e sem fins lucrativos. Em atendimento às exigências da Lei 9.6110/98 e do parágrafo 4º do Artigo 184 do Código Penal, o responsável por este projeto coloca-se à disposição, através do e-mail: edicaocmc3@gmail.com, para esclarecer qualquer dúvida referente à eventual violação de direitos autorais, comprometendo-se desde já, a retirar do projeto qualquer documento que fira direta ou indiretamente os direitos de qualquer pessoa.
Essa plataforma faz parte da tese de doutorado, Hiperedição do livro Canções de meu caminho de Eulálio Motta, desenvolvida por Taylane Vieira dos Santos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos / UEFS, 2024.