AQUELA RUA...

Como é doce lembrar aqueles dias!...
Aquelas manhãs!...
com ela passando...
passando...
Toda manhã passando...
com sua sacola
de livros
a caminho da escola...

Passava voltando o rosto
para não ver o poeta
na porta da farmacia,
o poeta que ela não gostava,
não sei porque...
Ainda não era poeta,
o poeta viria depois.
Nasciria de uma dôr...
De um amor que morreu...

Toda manhã inevitavelmente,
estava na porta da farmacia
apreciando a passagem da beleza.
Que encantamento!
cada momento,
quando ela passava!...

E o poeta amava e sofria
porque a beleza não o queria...
nem a poesia...
não escrevia...

1925... No futuro
um livro apareceria
sugerindo o nome de uma rua!
"A rua onde ela passava..."
Num próximo futuro
quando alguem passear em Monte Alegre,
fará questão de conhecer
aquela rua!

ARD – Aquela rua

EC1.52.CV1.23.002

Datiloscrito avulso com indicação para sair na terceira edição de Canções de meu caminho.

A mancha escrita ocupa 36 linhas da folha.

Trata-se de um poema saudosista em que o eu lírico relembra com muito carinho o início do namoro com Edy. 

Trecho da entrevista feita por Dante de Lima a Eulálio Motta:

– E a sua vida amorosa, Dr. Eulálio, é verdade o que contam ou é folclore? – É verdade.

– Como foi essa história?

– Eu fui me empregar em Monte Alegre. O Dr. Benedito Pereira abriu uma farmácia lá e me chamou para se empregar. Cheguei lá e no dia seguinte eu vi Edy. A beleza mais bela que eu já vi até hoje! Era filha de Monte Alegre. Filha do prefeito Nilo Rios. Aí fiquei procurando amor com ela, mas ela não me topou, não sei por quê. Um dia até me deu um “estouro”, mas, sem razão. Porque ela de fato não me aceitou (Lima, 2007, p. 226 – Grifo nosso).

Clique aqui para acessar ao livro.

Copyright © 2024 Taylane Vieira dos Santos, todos os direitos reservados. O conteúdo desse website está protegido pela lei dos direitos autorais. A utilização dos recursos e materiais da plataforma As canções de Eulálio Motta, bem como dos materiais impressos e digitais, é permitida apenas em contextos educacionais e mediante a devida referência bibliográfica. Não é permitida a reprodução ou republicação de nenhum dos documentos em qualquer meio fora dos parâmetros aqui estabelecidos. A permissão para utilização dos documentos (iconográficos, filmográficos, impressos, datiloscritos e manuscritos) foi concedida pelos proprietários dos originais para esta publicação apenas. Essa plataforma faz parte da tese de doutorado, intitulada Hiperedição do livro Canções de meu caminho, inserida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desenvolvida pela pequisadora Taylane Vieira dos Santos, sob a orientação do Prof. Dr. Patrício Nunes Barreiros. 

Esta Plataforma foi desenvolvida por Taylane Vieira dos Santos como parte integrante do projeto de doutorado, intitulado Hiperedição do livro Canções de meu caminho de Eulálio Motta, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Trata-se de uma publicação com finalidades estritamente acadêmicos e sem fins lucrativos. Em atendimento às exigências da Lei 9.6110/98 e do parágrafo 4º do Artigo 184 do Código Penal, o responsável por este projeto coloca-se à disposição, através do e-mail: edicaocmc3@gamil.com, para esclarecer qualquer dúvida referente à eventual violação de direitos autorais, comprometendo-se desde já, a retirar do projeto qualquer documento que fira direta ou indiretamente os direitos de qualquer pessoa.

Essa plataforma faz parte da tese de doutorado, Hiperedição do livro Canções de meu caminho de Eulálio Motta, desenvolvida por Taylane Vieira dos Santos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos / UEFS, 2024.