Eulálio de Miranda Motta (1907-1988) dedicou mais de sessenta anos à escrita. Mostrou-se um poeta versátil e multifacetado, narrou suas angústias, desilusões, posicionou-se criticamente frente aos problemas sociais de Mundo Novo, através de seus registros. Foi farmacêutico, jornalista, político, cronista, poeta, cordelista e um grande amante da fotografia. Grande parte de sua obra encontra-se preservada em seu acervo. O escritor publicou três livros de poesias: Ilusões que passaram… em 1931, Alma enferma em 1933 e Canções de meu caminho em duas edições, a primeira em 1948 e a segunda, em 1983.
Eulálio Motta é considerado um escritor de múltiplas faces, mas ao longo de sua fase produtiva como escritor, adotou estilos que se destacam. Na sua primeira fase de produção poética, 1927 e 1929, dedicou-se com bastante afinco à escrita de sonetos. Durante essa fase, passou a ter contato com diversos escritores que influenciaram e fomentaram a sua carreira de escritor.
A partir de 1933, após concluir o curso de Farmácia em Salvador, Eulálio Motta decidiu voltar para a Fazenda Morro Alto e passou a se dedicar com mais intensidade à literatura e ao jornalismo. Nesse período, o poeta incorporou elementos do modernismo em seus textos literários. A descrição e contemplação da natureza cederam lugar para a poesia integrada à vida social, ao cotidiano das pessoas, que reflete a memória e a cultura da comunidade de Mundo Novo. Os versos livres e as trovas ganharam mais espaço em suas produções, trazendo à tona a valorização do vocabulário regional. A produção literária guardou a ligação do escritor com a sua terra natal.
Copyright © 2023 Taylane Vieira dos Santos, todos os direitos reservados. O conteúdo desse website está protegido pela lei dos direitos autorais. A utilização dos recursos e materiais da plataforma As canções de Eulálio Motta, bem como dos materiais impressos e digitais, é permitida apenas em contextos educacionais e mediante a devida referência bibliográfica. Não é permitida a reprodução ou republicação de nenhum dos documentos em qualquer meio fora dos parâmetros aqui estabelecidos. A permissão para utilização dos documentos (iconográficos, filmográficos, impressos, datiloscritos e manuscritos) foi concedida pelos proprietários dos originais para esta publicação apenas. Essa plataforma faz parte da tese de doutorado, intitulada Hiperedição do livro Canções de meu caminho, inserida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desenvolvida pela pequisadora Taylane Vieira dos Santos, sob a orientação do Prof. Dr. Patrício Nunes Barreiros.
Esta Plataforma foi desenvolvida por Taylane Vieira dos Santos como parte integrante do projeto de doutorado, intitulado Hiperedição do livro Canções de meu caminho de Eulálio Motta, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Trata-se de uma publicação com finalidades estritamente acadêmicos e sem fins lucrativos. Em atendimento às exigências da Lei 9.6110/98 e do parágrafo 4º do Artigo 184 do Código Penal, o responsável por este projeto coloca-se à disposição, através do e-mail: edicaocmc3@gamil.com, para esclarecer qualquer dúvida referente à eventual violação de direitos autorais, comprometendo-se desde já, a retirar do projeto qualquer documento que fira direta ou indiretamente os direitos de qualquer pessoa.
Essa plataforma faz parte da tese de doutorado, Hiperedição do livro Canções de meu caminho de Eulálio Motta, desenvolvida por Taylane Vieira dos Santos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos / UEFS, 2024.